
FAÇA-OS RIR | FAÇA-OS TOCAR
Sejam empresas, escolas de circo, profissionais das artes ou curiosos, os nossos Workshops vão busca-lo exatamente onde estão os seus desejos e necessidades

PEDRO CHARNECA
Ator | Clown Buffon | Dr Palhaço | Formador Encenador
Três décadas de mestria nas arenas do teatro de rua, clown, buffon e palhaço hospitalar. Investigador incansável e praticante fervoroso, aborda estas artes com um rigor absoluto e uma simplicidade desconcertante. Forjado nas raízes do teatro de rua, esteve desde cedo ligado a uma das companhias pioneiras do género, sob a tutela do mestre Jon Beedell - Desperate Men , Inglaterra. Na Casa da Comédia em Lisboa, dirigido por Filipe Crawford, mergulhou no âmago da comédia, dominando a máscara neutra e a Commedia dell’Arte. Movido por uma sede voraz de conhecimento sobre o clown, o buffon, o teatro físico e a improvisação, cruzou fronteiras para beber da fonte de mestres mundiais: Jon Mowat, Daniel Rovai, Lila Monti, Laura Hertz, Pepa Diaz Meco, Peter Shubs, Jango Edwards, Jef Johnson, Sergio Claramount, Jan Raga, Eric de Bont, Ami Hattab, Esther Harlan e Johnny Melville. Desta fusão entre o conhecimento técnico de elite e a brutal experiência no terreno, nasce uma metodologia própria — um arsenal de ferramentas vitais que transformam radicalmente estas áreas. O seu rasto conta-se em milhares de espetáculos e dezenas de formações que impactaram companhias, escolas e projetos de referência. Esta é uma viagem onde a escuta, a presença, o fracasso, o ritmo, o jogo e a vulnerabilidade são os pilares do processo. Aqui, o vazio e a técnica fundem-se em estado puro ao serviço da arte, entregando aos alunos as ferramentas práticas necessárias para conquistar o seu próprio espetáculo.”

TÂNIA LOPES
Percussionista | Baterista | Compositora | Diretora Artística | Maestrina | Formadora
Estudou percussão tradicional portuguesa, brasileira, africana e cubana de forma privada em Portugal Espanha, Brasil, Cuba e outros países. A sua formação musical académica passou pela Academia de Amadores de Música, ficando concluída com o 4º ano do Curso Full Time na Escola de Jazz Hot Club de Portugal, onde estudou formação musical, harmonia, piano, história do jazz, bateria de jazz e percussão Latin jazz. Começou como percussionista aos 14 anos, realizando a sua primeira tourné internacional aos 18 anos. Desde então mantém uma presença ativa em palco e estúdio, colaborando com uma grande quantidade de grupos e artistas como Amélia Muge, Né ladeiras, Sara Tavares, Gaiteiros de Lisboa, Afonso Pais, Adufeiras de Monsanto, Ronda dos 4 Caminhos, Luar na Lubre, Sétima Legião, Rodrigo Leão, Jorge Fernando, Lura, Pedro Moutinho, Simone de Oliveira, Amor Electro, Janita Salomé, Rita Redshoes, Filipa Cardoso, entre outros. A sua versatilidade estende-se à curadoria e direção musical, com participações de relevo em programas televisivos, peças de teatro e espetáculos de cruzamentos disciplinares, onde o ritmo dialoga com outras artes. Desde 2004, tem desenvolvido paralelamente uma carreira sólida no ensino, utilizando a percussão como ferramenta de educação, preservação e inclusão: Vertente etnográfica : Especialista no ensino da percussão tradicional portuguesa, foca-se no acompanhamento do repertório galaico-português para Gaita de Foles (transmontana e galega). Direção e Maestria: Atua como formadora e maestrina de Orquestras de Percussão de âmbito nacional, coordenando a dinâmica de grandes grupos rítmicos. Teambuilding e Improvisação rítmica em tempo real : Formação especializada para grandes grupos empresariais, focada no desenvolvimento de competências colaborativas. Impacto Social : ensino de percussão como instrumento de transformação em Instituições, Associações, IPSS e comunidades desfavorecidas ( isolamento social, pobreza, exclusão e falta de mobilidade)





